.: Let yourself be the rythm

20 março, 2006

03.01 | Teste com utilizadores e avaliação heurística (version 1.0)

O site do semanário Expresso foi sujeito a uma teste de monitorização de utilizadores, a quem foi pedido que executassem 3 tarefas diferentes.
Foram 3 os indivíduos sujeitos ao teste, todos do sexo feminino e com idade entre os 21 e 22 anos. A observação foi o mais neutra possível, limitando-se ao registo do número de cliques e do tempo utilizado para executar as tarefas.
É importante deixar claro que o tempo de latência foi tido em conta, ou seja, o tempo começou a ser cronometrado logo a partir do momento em que a instrução foi dada.


A tarefa que mais problemas levantou foi mesmo a primeira, que consistia em descobrir uma notícia em concreto – um concerto do Noddy no Pavilhão Atlântico. Um dos utilizadores acabou por gastar mais de 5 cliques depois de entrar na secção correcta. Ou seja, podemos chegar à conclusão que a confusão acaba por complicar o acesso à informação.
Além disso, todos os utilizadores acabaram por se sentir confusos nos primeiros momentos de utilização do site, pela organização deste. A divisão das secções não é muito clara, o que acabou por trazer complicações aos utilizadores. O período de latência após a primeira indicação foi elevado, correspondendo a cerca de 30 sengundos.
Este período é normal, dado que se tenta perceber a estrutura do site. Mas muitas vezes os utilizadores passaram com rato sobre o menu e não perceberam que era aí que a divisão por secções se encontrava.
A segunda tarefa foi mais rapidamente executada, além de serem precisos menos cliques (só o utilizador 1 gastou 3, enquanto os outros dois apenas 2). A terceira tarefa foi ainda mais rapidamente executada, sendo apenas 2 cliques os usados por todos os utilizadores.
Este facto vem comprovar aquilo que acontece na utilização dos sites – um processo natural de aprendizagem na utilização do site.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial